2 de agosto de 2008


terceiro sábado seguido que trabalho. quando deu 19hs eu nem acreditava. morreu ninguém, nem tampouco alguém complicou. mas foi muito, muito cansativo.

senhora de 78 anos que está lá faz tempo. era cuidada por um de seus dois filhos e que possui um discreto rebaixamento da cognição. ela é linda, italiana da moóca, acha meus sapatos lindos, hoje elogiou meus brincos. adoro conversar com ela, que está sempre cansada. um dia lavou muita louça e me aponta uma pia imaginária. noutro limpou toda a casa e cozinhou para a família. escuto seus devaneios. ela é uma senhora linda.

outro caso que acaba com a minha saúde é a de uma mulher que está mal, mas tão mal. o filho, um adulto frustrado e arrogante simplesmente não aceita que ela morra. e a partir daí quer que tudo seja feito para mantê-la viva. "isto é distanásia", eu disse para ele num dia. ele sabe disto.


lembrei de uma viagem de avião que eu fiz. viagem longa, mais ou menos umas onze horas e meia. tomei três comprimidos de lexotam, porque eu tenho pavor de avião. lá pelas tantas chega a comissária e me pergunta o que vou beber: "vin rouge, bien sûr". é claro que me deu barato, foi uma sensação muito boa. nunca tinha feito uma coisa assim, tomar bzd e álcool, nem nos meus tempos de estudante ou de residente. eu era careta demais. lembrei disso porque hoje eu estou me sentindo assim, sem ter tomado bzd com vinho tinto.


vi um filme francês bacana na tv ontem de noite, algo como "um lugar na platéia", será isso? deu um dejà vu...

4 comentários:

Anônimo disse...

Vinho e lexotam... é melhor vinho e boa companhia.

Abraço


Chico

Anônimo disse...

Ops, agora que li mais do seu blog vi que cometi um erro no comment anterior. Perguntei se vc é enfermeira... Agora vi que é médica.
Beijo e queijo!

Anônimo disse...

Oi, ALMA.
Eu vou de vinho e poesia, enfrentando o dia-a-dia, que não é nem de long pesado como o seu.
Meus respeitos e amizade.
Beto.

Marie Jeanne Sermoud disse...

Sim, é "um lugar na platéia" e tambéma dorei esse filme.

Ainda bem que você está se sentindo bem, apesar de tão cansada.

Beijo!