4 de maio de 2007

tiramisù

hoje eu estou com vontade de falar em doces.
vou falar um pouco de um doce italiano maravilhoso, o tiramisù, uma sobremesa italiana que eu adoro! o melhor tiramisù que eu comi foi numa doceria escondida no bairro de trastevere, em roma. nunca vi nada igual! completamente afrodisíaca!
conta a lenda que, entre um encontro e outro, as cortesãs de veneza, no século XIX costumavam se recuperar comendo esta sobremesa. o tiramisù é originário da toscana e significa "ajuda-me a levantar." sugestivo, não? é, mas era para elas se fortificarem...
o doce é feito com mascarpone, um queijo cremoso da região da lombardia produzido a partir do leite de vacas alimentadas com uma ração especial de ervas e flores. se você substituir o mascarpone um queijo semelhante (se é que existe), não fica a mesma coisa.
além do mascarpone, você precisa do marsala, um vinho tinto siciliano. não abro mão....
ingredientes:
- 1/2kg de mascarpone
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- 4 gemas
- 1 colher (chá) de essência de baunilha - 2 claras
- 1 xícara (chá) de café forte - 4 colheres (sopa) de marsala
- 18 biscoitos champanhe inglês - 6 colheres (sopa) de chocolate meio amargo ralado
modo de preparo:
bata o açúcar, as gemas e a baunilha por 5 minutos. cozinhe, em banho-maria, por 10 minutos, mexendo de vez em quando. retire do fogo e bata o creme, com um batedor manual, por 5 minutos. junte o mascarpone e as claras em neve e mexa delicadamente até ficar homogêneo. leve à geladeira e reserve. misture numa tigela refratária grande o café e o marsala e umedeça os biscoitos. distribua-os no fundo de 6 taças, coloque o creme e polvilhe o chocolate. leve à geladeira por 1 hora e sirva em seguida.
____________________
(a imagem foi tirada daqui)

Nenhum comentário: