5 de junho de 2007

12:30...

uma enorme vontade de não fazer nada. como seria bom. deitar, ou sentar numa poltrona confortável, de pernas para o ar, com um bom livro. ou mesmo de olhos fechados, ouvindo música.
sol, céu azul lá fora e muito trabalho por fazer ainda.
lá vou eu!
_______
14:50 - entra uma senhora de 60 anos, com dúvidas sobre sua doença. operar ou não?
- cada médico deu uma opinião diferente, me diz ela. quero saber a sua, doutora.
indico tratamento cirurgico e ela parece entender minha explicação. percebo que tem algo mais para me dizer, mas não consegue. ao seu lado, a filha.
começo a lhe perguntar sobre doenças outras, na tentativa de descobrir o motivo da aflição que ela estampava no olhar, e ela me diz que se tratava com um psiquiatra também.
- por quê? e qual o medicamento que a senhora toma?
ela fecha os olhos, respira bem fundo, começa a chorar e retira um pote imenso de dentro da bolsa, quase do tamanho de uma lata de leite em pó e me dá para ler a fórmula. leio um monte de baboseiras, coisas sem fundamento científico algum e paroxetina, que é uma droga para depressão e que pode ser encontrada em farmácias comuns por um preço bem mais acessível. conta-me que custa em média 400 reais para fazer a fórmula. a filha não muda a expressão em momento algum.
- mas por que a senhora toma isto? eu falei incrédula...
- meu marido cometeu o suicídio há cinco anos, doutora e desde então eu me trato com este psiquiatra.
fiquei estarrecida, retirei meus óculos e prestei atenção no relato que ela me fazia. assustador e comovente.
daí eu perguntei qual a freqüência do seu tratamento com o psiquiatra e ela me diz que era de dois em dois meses, há cinco anos. ele seguia a 'linha ortomolecular'. variava na fórmula de vez em quando, mas a paroxetina estava sempre lá.
- canalha - pensei comigo - enganando a pobre senhora.
- mas eu ando perdendo a confiança nele, ela logo me diz.
respirei aliviada!
por conta de profissionais fajutos como este 'psiquiatra ortomolecular' que gente que faz nosso trabalho com decência e dedicação é rotulada e nivelada com adjetivos infelizes.
-----------------------
ça suffit!

Um comentário:

João disse...

Nova foto, novas cores... interessante.

Oh, tem almoço amanhã heim...

Beijos